Wave

MMP

MMP®️ um tipo de Drug Delivery onde usamos uma máquina similar àquela de fazer tatuagem para introduzirmos um ativo na pele e assim realizarmos o tratamento, evitando ingestão de drogas por via sistêmica.

Esta máquina é pequena, simples e funciona como um motor vibratório, na qual podemos acoplar uma ponteira agulhada que penetra na profundidade da pele.

Para cada tipo de problema é usada uma medicação específica. Podemos combinar medicações ou ativos na mesma aplicação, porém a escolha dos mesmos é estabelecida pelo dermatologista.

Tratamento da calvície com MMP

 

Colocar o paciente em posição adequada, limpar a região da calvície, se necessário realizar a anestesia local do couro cabeludo.

A profundidade da agulha, pressão utilizada e velocidade da vibração serão sempre ajustados para cada indivíduo.

As medicações utilizadas devem ser estéreis e como exemplo citamos: finasterida, minoxidil, bimatoprosta, vitaminas, fatores de crescimento entre outros.

São realizadas sessões com intervalo de 20 – 30 dias e em geral feitas 5 a 10 sessões. A duração é de 30 minutos a 1 hora e, em geral, nota-se alguma melhora após 3 sessões.

O procedimento é simples e eficaz, sendo realizado dentro do consultório, sem prejuízo das atividades cotidianas do paciente.

Existe alguma contraindicação?

Pessoas de qualquer idade podem se submeter ao procedimento, no entanto, não é indicada para qualquer pessoa ou qualquer tipo de queda de cabelo. O tratamento é contraindicado para pessoas que apresentem distúrbios de coagulação e gestantes, por exemplo.

 

Que cuidados devem ser tomados após o procedimento?

 

Em virtude das micro lesões causadas pelas agulhas, é possível o paciente apresentar inchaço, vermelhidão e pequenas crostas no local, as quais desaparecem em alguns dias. Sendo assim, embora possa retomar as atividades diárias normalmente após a aplicação, são recomendados alguns cuidados, como:

               • Não lavar o cabelo no dia do procedimento, podendo usar o shampoo de costume após o primeiro dia;

               • Evitar exposição solar durante o processo inflamatório, ou seja, 2 a 3 dias após a aplicação;

               • Suspender o uso de medicamentos tópicos para a queda de cabelos por até 48h após a sessão;

               • Recorrer ao uso de analgésicos, como a dipirona, no caso de dor ou desconforto, procurando o médico caso os                         sintomas não desapareçam.

 

Quanto antes for diagnosticada a alopecia, maiores as chances de estabilizar o quadro e retardar a perda de cabelo.

Por isso, se você apresenta sinais de queda de cabelos cada vez mais acentuada, não deixe de consultar um dermatologista. Um especialista pode tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.